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segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PROJETO ALPHA - PROJETO


TEMAS:
EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA E PROTEÇÃO ANIMAL

TÍTULO DO PROJETO:
PROJETO ALPHA – AÇÃO LEAL DE PROTEÇÃO HUMANITÁRIA AOS ANIMAIS

SLOGAN:
EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO SENSÍVEL E CONSCIENTE DO SEU PAPEL PRESERVACIONISTA

LOGOMARCA:

1 INTRODUÇÃO

            Educação Ambiental é um tema que não apenas está no auge das correntes pedagógicas contemporâneas, mas é realmente necessário à mudança cultural que se pretende em prol de uma sociedade sustentável. Entre as diversas vertentes que dão conta de todo este trabalho, talvez uma das mais significativas seja a Educação Humanitária, que busca a sensibilização na formação dos educandos, através de métodos de substituição ao uso dos animais nas práticas do cotidiano da vida humana.
            Para saber como a interação com os animais de modo geral e principalmente os domésticos ocorre entre os cidadãos francisquenses, a EEB Santa Catarina, se propôs através deste projeto, criar um movimento de pesquisa e capacitação dos alunos da escola para conhecer mais aprofundadamente o assunto e organizar palestras e exposição itinerante, que levem tais conhecimentos aos alunos de outras escolas, aproveitando para pesquisar junto a estes, dados referentes aos tipos, quantidades e condições dos animais com os quais as crianças convivem em seus ambientes diários.
            Tais dados servirão para traçar um perfil dos animais domésticos que fazem parte da comunidade biótica de São Francisco do Sul no contexto educacional que promova informação útil para a proteção e a guarda responsável dos animais domésticos, bem como para a prevenção de zoonoses.
Entretanto, o projeto não visa apenas a proteção dos animais domésticos e sim a informação das pessoas em geral sobre os diversos processos de uso que fazemos de modo direto e indireto dos animais de diversas espécies, na intenção de colocar as pessoas na condição de cientes dos fatos e de sua contribuição para a perpetuação de uma prática antropocêntrica de utilização dos animais.
A partir deste projeto, nesta nova condição de ciente, pretende-se gerar uma transformação da sociedade para uma ação de multiplicação de uma nova corrente filosófica, agora em uma ótica ecocêntrica, em que o ser humano compreenda seu papel de parte integrante da natureza, ao lado dos animais e dos demais elementos que a compõe de modo integrado e não como dono com direitos de intervenção ilimitada e inconseqüente.
Por isso tudo, as palestras e exposições percorrerão inicialmente as escolas, onde acontecerá conjuntamente a pesquisa sobre os animais domésticos das comunidades francisquenses através dos alunos como amostragem para levantamento dos dados, mas depois passará a percorrer espaços públicos de comércio e repartições empresariais, buscando levar a mensagem de conhecimento sobre os processos de produção e consumo de produtos oriundos da utilização dos animais.
           
2 JUSTIFICATIVA

Reconhecendo a interdependência de todos os seres vivos que habitam o planeta Terra, é preciso compreender que o uso dos animais de modo intencional e exploratório contribui para o desequilíbrio do sistema biológico e provoca alterações ambientais catastróficas desde o impacto ambiental físico ao impacto na saúde das pessoas gerando doenças modernas como o câncer, a AIDS, anemia, diabetes, etc.
            Entre os antepassados remotos dos seres humanos prevalecia o modo herbívoro de alimentação e seus resquícios são evidentes em órgãos vestigiais que apresentamos no Homo sapiens, o que sugere alterações drásticas em todo o equipamento enzimático e bioquímico fisiológico para a nova condição de onívoros, despertada pela necessidade quando a vegetação escasseava em conseqüência às mudanças no ambiente. Tal conversão criou condições de adaptação nem sempre vantajosas, abrindo portas ao surgimento de microrganismos e agentes causadores de doenças provocadas direta ou indiretamente pelo consumo da carne.
            Além dos problemas causados na alimentação à base de carne, há outros problemas igualmente sérios de ordem psicológica e social no uso especista em relação ao manejo dos animais tanto na indústria médica, cosmética, alimentícia, de vestuário, calçadista, etc.
            O termo “especismo” está para as outras espécies, como o racismo para outras raças e o sexismo para outro sexo, ou seja, especismo é o comportamento daquele que faz discriminação de modo negativo em relação a outro ser que não seja se sua espécie, valorizando seus interesses pessoais em detrimento aos interesses dos animais, por exemplo.
            O filme “Terráqueos”, disponível no youtube, demonstra muito bem esta qualificação que o ser humano faz sobre os animais e foi a inspiração para o desenvolvimento deste projeto.
            A quantidade de animais de diversas espécies que convivem diariamente com as pessoas que fazem parte da comunidade escolar e de todo o município de São Francisco do Sul, é de extrema relevância para a formação cultural dessas pessoas. Assim, o estudo dos animais desta parte da comunidade e de suas variáveis são de interesse direto aos órgãos públicos e privados de saúde, educação, segurança e bem estar social e mesmo de ONG’s de proteção animal. Bem como é de interesse público conhecer com o que se contribui ao adquirir produtos de consumo de origem animal.

3 OBJETIVOS

            Buscar finalidades para se envolver toda uma escola em torno de um projeto educativo é, antes de tudo, reconhecer os problemas que a circundam e partir daí para a pesquisa e a ação em prol do desenvolvimento da sua comunidade.
            Partindo desse princípio, o tema Utilização dos Animais, está inserido diretamente no contexto do cotidiano dos alunos da EEB Santa Catarina e pode contribuir pedagogicamente para o desenvolvimento de um perfil mais humanitário entre os educandos e toda a comunidade se estudado com afinco e seriedade em todas as implicações que o seu uso nos proporciona.

3.1 GERAL

·         Organizar exposição com vídeo e palestra itinerante para sensibilização das pessoas através de pesquisa, informação, revelação e esclarecimento sobre a exploração dos animais no cotidiano humano e traçar um perfil da comunidade e dos animais domésticos em São Francisco do Sul – SC.

3.2 ESPECÍFICOS

·                    Pesquisar sobre educação humanitária e sobre o uso dos animais em diversos aspectos pelo ser humano na prática do especismo;
·                    Montar material audiovisual para palestras e exposição itinerantes;
·                    Produzir vídeo educativo de esclarecimento sobre questões que implicam diretamente no uso dos animais nas práticas do cotidiano humano;
·                    Pesquisar junto às comunidades escolares de São Francisco do Sul, sobre animais domésticos da população;
·                    Promover a proteção animal e a guarda responsável de animais domésticos;
·                    Traçar um perfil biótico com base em dados coletados na pesquisa itinerante sobre a população francisquense e seus animais domésticos;
·                    Esclarecer sobre práticas de manejo, produção, transporte, abate, comércio e tráfico de animais;
·                    Informar sobre as zoonoses modernas e o surgimento de doenças a partir do consumo excessivo das carnes pelos humanos;
·                    Contribuir para a transformação da visão antropocêntrica da sociedade rumo à uma nova sociedade de visão ecocêntrica.

4 METODOLOGIA

            A partir de trabalhos de pesquisa realizados no ano passado e a serem realizados também este ano pelos alunos dos segundos anos do Ensino Médio em Biologia, inserido nos conteúdos curriculares de zoologia, serão estudados os diversos modos de uso dos animais pelo homem concentrando-se em dez subtemas como os que seguem:

1.    Animais silvestres e exóticos, os já extintos e em extinção e o tráfico;
2.    Animais usados para alimentação humana (suínos, eqüinos, bovinos, caprinos, frutos do mar e de culinárias exóticas);
3.    Animais usados em cultos de credo;
4.    Animais domésticos, suas utilidades (terapias, cão guia, policiais, companhia) necessidades básicas, vantagens da castração e formas de comércio;
5.    Animais usados para produção de vestuário, calçados, adereços e amuletos;
6.    Animais de circo, rodeios, rinhas, corridas e outras modalidades de jogos;
7.    Animais usados nos laboratórios de pesquisa científica médica e cosmética;
8.    Leis de proteção aos animais;
9.    Empresas que usam e que não usam animais em seus produtos;
10. Movimentos Veganista e Abolicionista no Brasil e no Mundo.
            Os alunos serão divididos em dez equipes por turma, levados ao laboratório de informática com instruções de pesquisa e elaboração de slides conforme as equipes e respectivos subtemas destinados por sorteio. Na sequencia, em calendário organizado, farão as apresentações em sala de aula, inicialmente para sua própria turma.
            Todo o material produzido será filtrado e aproveitado para a montagem de slides em PowerPoint, com auxílio do estagiário voluntário de Biologia, Luiz Anselmo Palazzi Steffem, sob coordenação da professora de Biologia e coordenadora do projeto, Profª Edilene Soraia da Silva.
            Este material será reeditado seguindo uma sequencia para montagem de painéis auto explicativos que serão exibidos nas exposições itinerantes seguindo um roteiro de tópicos e imagens distribuídos da seguinte forma:

1. ALIMENTAÇÃO HUMANA
BOVINOS: criação, transporte e abate, produção de leite, vitela.
SUÍNOS: criação, transporte e abate, cisticercose, canibalismo, mutilação de orelhas, dentes e rabo sem anestesia, tumores (hambúrguer)
EQUINOS: criação, transporte e abate, charque
AVES: criação, transporte e abate, hormônios, pintinhos (nugets, caldos de temperos)
FRUTOS DO MAR: peixes, golfinhos, tubarões, baleias, crustáceos, moluscos, exóticos, bioacumulação, vírus ?
SILVESTRES E EXÓTICOS: extinção, tráfico, peles
COBAIAS: porquinhos da índia, ratos e camundongos, coelhos, macacos, cães e gatos, focar nos tipos de pesquisas, médicas, cosméticas, psicológicas.
DOMÉSTICOS: necessidades básicas, vantagens da castração, utilidades – cães guia, companhia, equoterapia, golfinhoterapia.

2. CULTURAS PRIMITIVAS
Farra do boi, rodeios, touradas, rinhas, turfe, hipismo, circo, corridas.

3. LEIS
Decreto 24645/34; Lei de crimes ambientais 9605/98; Declaração dos Direitos Humanos; Declaração dos Direitos dos Animais; Lei 4591/64 art. 10 § III animais em condomínios; Lei de vivisecção (inconstitucional).

4. CULTURA MODERNA
Do Antropocentrismo ao Ecocentrismo, o Vegetarianismo, o Abolucionismo e o Veganismo.

            A partir do material produzido, todas as turmas receberão palestras com o estagiário, de capacitação para compreensão do assunto e produção de trabalhos de sensibilização como teatro, música, desenho ou qualquer outra forma de expressão artística de manifestação sobre os sentimentos despertados a partir da palestra assisitida.
Além dos trabalhos os alunos poderão se inscrever para concorrer na criação de um slogan, uma logomarca e um jingle para o projeto que serão apresentados e expostos no pátio da escola durante o recreio para votação.
            Os melhores trabalhos serão divulgados, filmados e digitalizados para compor um vídeo educativo que acompanhará a exposição itinerante em todas as escolas e locais públicos do município de São Francisco do Sul.
            O vídeo educativo contará com cenas alternadas de trabalhos produzidos pelos alunos e entrevistas com os seguintes questionamentos a pessoas selecionadas pelo seu envolvimento ou conhecimento com o tema da questão:

1.            DESENSIBILIZAÇÃO DO SER HUMANO (Profª Nádia Fernandes- Filósofa)
Vários estudos realizados comprovaram históricos de violência contra animais na infância dos piores estupradores e assassinos americanos, será que isso significa uma influência negativa na formação de caráter e personalidade das pessoas?
2.            A EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA (Dra. Edilene Soraia da Silva - Bióloga)
Quais as alternativas para não se usarem nem torturarem ou matarem mais animais em laboratórios de pesquisa científica, em estudos nas universidades e nem mesmo nas escolas de educação básica?
3.            A CARNE X SAÚDE HUMANA (Sheila Wehling– Vegetariana - FRADA)
Quais as vantagens da dieta vegetariana mesmo diante das afirmações de alguns nutricionistas sobre a sua necessidade como principal fonte de proteínas e vitaminas B12 na alimentação humana?
4.            TRADIÇÕES MILENARES E SECULARES (Dr. Marcos Jerônimo de Araújo – Historiador)
Por que as pessoas são tão radicais em insistir na manutenção de práticas tidas como tradições culturais, mesmo contra os princípios da racionalidade humana de não violência e da compaixão pelo sofrimento e pela vida, como a farra do boi, as touradas, os rodeios, os circos, as corridas de bichos, as rinhas de galos, de cães e de outros animais, sendo que essas tradições poderiam apenas ser salvaguardadas pela História?
5.            DIVERSÃO E LAZER (Ronaldo Lucio Santa Rosa Menezes – AMASF)
Por que também não é certo manter animais em zoológicos, para esportes, zooterapias, para comercialização legalizada e em outras práticas que possam teoricamente oferecer uma vida com garantias de boa alimentação, abrigo e demais cuidados básicos e de bem estar a estes animais?
6.            ANIMAIS SILVESTRES E EXÓTICOS (Tec. Amb. Jorge Gotardo Wekemper – IBAMA)
Por que não devemos ter animais silvestres e exóticos em casa? Quais prejuízos ocorrem a eles e à natureza e qual a penalização para quem caça animais no mato e para quem os mantém presos?
7.            PRÁTICAS RELIGIOSAS (Vig. Gilberto Erdmann – Paróquia Matriz)
Por que algumas religiões instituíram práticas de sacrifícios de animais e até mesmo de pessoas para agradar a Deuses ou Divindades, se estes são adorados sob a pregação do amor, do equilíbrio do espírito e do bem estar e conviver humano? Isso não seria contraditório? Será que Deus realmente fica feliz com isso?
8.            DO ANTROPOCENTRISMO AO ECOCENTRISMO (Profª Terezinha Goulart da Silva - Pedagoga)
De que modo a sociedade poderia mudar a posição do ser humano de centro de tudo, da ótica “antropocêntrica” tradicional e ultrapassada, para a posição de um ser integrante da natureza ao lado dos animais, sob uma nova ótica agora chamada de “ecocêntrica” em que a natureza passa a ser o centro e o ponto crucial da vida no planeta?
9.            ANIMAIS DOMÉSTICOS E CASTRAÇÃO (Drª Alessandra Hamann– Veterinária)
O abandono e os maus tratos aos animais domésticos também são crimes, mesmo assim muitos são abandonados diariamente ou vivem em condições lamentáveis de sofrimento e privações inclusive quando são adotados por pessoas cruéis que não são denunciadas por testemunhas omissas e, portanto, cúmplices neste crime. Por que a castração dos cães e gatos seria uma forma de diminuir esse sofrimento? Quais suas vantagens?
10.         AS LEIS DE PROTEÇÃO (Profª Vera Lucia da Silva – Advogada)
Se existem leis que garantem os direitos dos animais, por que há tantas práticas cruéis que são permitidas no Brasil, como a produção cruel de carnes nos abatedouros e aviários, curtumes de peles arrancadas dos animais ainda vivos, indústrias de cosméticos que testam produtos sem anestesia, esportes que descartam animais que não dão lucro, etc.?
11.         AÇÃO PRÁTICA (Dra. Simone Schultz – Promotora)
A quem se deve recorrer para denunciar pessoas comuns ou mesmo profissionais que estejam praticando violências contra animais indefesos com certeza de atuação eficaz e não de descaso?

Após toda a produção dos materiais audiovisuais, os alunos que se manifestarem voluntariamente interessados em participar, puderam compor as equipes de palestra e pesquisa com no máximo 5 integrantes que tiveram como tarefas:

1. estudar os assuntos a serem apresentados nas palestras;
2. preparar-se para aplicação da pesquisa junto aos estudantes das outras escolas e comunidades dos outros locais que visitarem;
3. visitar e agendar o dia de palestras nas escolas ou locias de seus interesses junto aos diretores ou responsáveis das mesmas mediante ofício  de autorização específico (anexo 1);
4. agendar junto à coordenação do projeto para inserir visitação ao cronograma de apresentações (anexo 2)
5. Entregar autorização assinada pelo responsável declarando estar ciente da participação do aluno no projeto fora da escola (anexo 3);
6. responsabilizar-se por retirar o material na primeira aula e devolver como levaram ao final das apresentações no mesmo dia na escola para que a equipe do dia seguinte não seja prejudicada;
7. entregar ficha de avaliação devidamente carimbada e assinada pelo responsável que autorizou a exposição e palestra na escola ou local onde foram apresentar e pesquisar (anexo 4);
8. entregar formulários dos questionários da pesquisa devidamente preenchidos e os que sobraram ao voltar, juntamente com o material da exposição (anexo 5).

            As apresentações foram feitas pelos alunos voluntários na forma de palestras ministradas aos alunos das outras escolas ou comunidades de locais públicos e a pesquisa ocorrerá paralelamente por outros alunos da mesma equipe, preenchendo formulários de questionários fechados com informações sobre a quantidade, os tipos ou espécies e condições dos animais domésticos que convivem com estas pessoas em seus lares.
            Nos dias das apresentações, os alunos voluntários tiveram suas faltas justificadas respectivamente conforme cronograma de apresentações previamente agendadas junto à coordenação do projeto (anexo 5).
Após o período de exposição e pesquisa os dados coletados serão analisados para desenvolver o perfil biótico da comunidade francisquense e seus animais domésticos e os resultados serão enviados para órgãos públicos e privados e também para a mídia para publicação como serviço de informação, interesse e utilidade pública.
                        Para capacitação, alguns alunos também participaram do curso promovido pela FRADA – Frente de Ação para os Direitos dos Animais com a Advogada Renata Fortes, nos dias 21 e 22 de agosto, na Câmara de Vereadores de Joinville.

5 AVALIAÇÃO

            A avaliação se deu em diversos momentos e critérios a partir do terceiro bimestre letivo de 2010. Os alunos foram avaliados pela sua participação e interesse nas palestras, pelo conhecimento adquirido e aprimorado demonstrado nos trabalhos desenvolvidos em sala, pela organização e produção do material de pesquisa, painéis, vídeo, arte e finalmente com a formação das equipes para a exposição e pesquisa itinerante.
Cada equipe levava consigo além do material de exposição, uma ficha de avaliação a ser preenchida pelo responsável pela autorização da exposição nas escolas, comércio, empresas e demais locais públicos visitados, a qual serviu como avaliação extra no quarto bimestre em todas as disciplinas.
O desempenho pedagógico da coordenação foi avaliado de acordo com a produtividade dos trabalhos das equipes ao longo do desenvolvimento do projeto, bem como do resultado final junto às comunidades atingidas pela exposição e pelos resultados das pesquisas aplicadas que foram 100 positivas e de ótima aceitação.


6 DIVISÃO DE RESPONSABILIDADES E CRONOGRAMA

ATIVIDADES / 2008
RESPONSÁVEL
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
Planejamento
Coordenação, professores e estagiário
X





Equipes de pesquisa teórica
Professores, alunos e estagiário

X




Curso FRADA em Joinville
Alunos, estagiário e coordenação

X




Apresentações das pesquisas
Alunos

X
X



Escolha do título
Alunos


X



Escolha da logomarca
Alunos


X



Escolha do slogan
Alunos


X



Escolha do jingle
Alunos


X



Elaboração do material
Coordenação, alunos e estagiário
X
X
X



Confecção dos painéis
Coordenação, alunos e estagiário


X
X


Produção dos cavaletes dos painéis
Coordenação e alunos


X
X


Edição das imagens e vídeo
Coordenação e alunos


X
X


Palestras de capacitação das equipes expositoras com estagiário
Coordenação e estagiário



X


Agendamento das exposições
Alunos


X
X


Exposições e pesquisa
Alunos



X
X

Análise dos resultados da pesquisa
Professores




X
X
Avaliação dos resultados das exposições
Responsáveis pelas autorizações das exposições e professores





X
Publicação dos resultados
Coordenação





X

7 CUSTOS DO PROJETO

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
VALORES
Laboratório de informática da escola para pesquisa
0,0
Datashow para apresentações na própria escola
0,0
Datashow com entrada usb para a exposição itinerante
Da escola
Xerox de formulários e autorizações
Patrocinado
Transporte para alunos voluntários
Próprios
Material de mídia e impressão de painéis para exposição
Patrocinado
Distribuição de mídia com materiais das referências e impressos para as bibliotecas das escolas
Patrocinado
TOTAL
0,00

Obs. Os patrocinadores do projeto foram lojas do comércio local, porto da cidade e os próprios familiares dos alunos.

8 REFERÊNCIAS

BRASIL. LEI 9.605/98. Lei dos crimes ambientais de Fernando Henrique Cardoso.
BRASIL. Projeto de Lei 215/2007. Projeto de Lei de proteção animal do Dep. Ricardo Trípoli.
EMBU. Posse responsável de animais de estimação. Embu: CCZ,
GREIF, Sergio. (2007) Educação humanitária. Disponível em: http://www.pensataanimal.net/artigos/43-sergiogreif/136-educacao-humanitaria
Acesso: 02 ago. 2010.
MOURA, Sandovaldo Golçalves de. Liberdade e saúde: animais silvestres livres: pessoas saudáveis. Brasília: IBAMA, 2007.
NAIA. Carta da terra para crianças. São Paulo: NAIA, 2003.
WSPA. Respeito a todas as formas de vida: cartilha para educadores. Rio de Janeiro: WSPA, 2010.
MONSON, Shaun. Terráqueos. Documentário estaduniense: USA, 2005.

ANEXO 1
CARTA DE APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS AOS LOCAIS ESCOLHIDOS POR ELES PARA LEVAREM A PALESTRA


ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
23ª GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SANTA CATARINA
SÃO FRANCISCO DO SUL - SC

Prezados Senhores:

Vimos por meio deste, apresentar o PROJETO ALPHA – AÇÃO LEAL DE PROTEÇÃO HUMANITÁRIA AOS ANIMAIS, cujo objetivo geral é Organizar exposição com vídeo e palestra itinerante para sensibilização das pessoas através de pesquisa, informação, revelação e esclarecimento sobre a exploração dos animais no cotidiano humano e traçar um perfil da comunidade e dos animais domésticos em São Francisco do Sul – SC.
Assim, solicitamos sua autorização para trazer o material e montar exposição nesta instituição, em local de destaque a fim de atingir a toda a comunidade local. O material é auto-explicativo, porém será acompanhado pelos alunos portadores deste que ficarão à disposição para explicá-los, os quais terão uma ficha de avaliação do seu desempenho e do Projeto, a retornar assinado e carimbado para utilização pelos professores como forma de avaliação extra aos alunos voluntários participantes. Também acompanha a exposição um DVD educativo produzido pela escola para ser passado aos alunos.
            Solicitamos agendamento para exposição nesta instituição para o dia _____/_____/2010. A partir das _______horas até as _______horas.

            Desde já agradecemos sua colaboração e contamos com sua participação para o sucesso do Projeto.

São Francisco do Sul, 13 de outubro de 2010.



_____________________________                 _____________________________
Maria Lucia de Oliveira                                          Edilene Soraia da Silva
Direção da Escola                                                  Coordenação do Projeto
 

ANEXO 2
CRONOGRAMA DAS EXPOSIÇÕES REALIZADAS NOS ANOS DE 2010 E 2011

EEB SANTA CATARINA – SFS/SC – 2010
PROJETO ALPHA – AÇÃO LEAL DE PROTEÇÃO HUMANITÁRIA AOS ANIMAIS
CRONOGRAMA DE AGENDAMENTO DAS EXPOSIÇÕES

No
Data
Local
Turmas
Equipes
Nota
1.                 
27/10
CAIC e Cine Teatro
304
Andriele, Beatriz, Erica, Cristiane, Tais

2.                 
28/10
Rogério Zattar
301
José, Ariana, Amanda, Tamires, Amanda

3.                 
29/10
Ruth Nobrega
301
Bruno, Camila, Francine, Thierry

4.                 
30/10
Bombeiros
204
Waldemar, Mayara, Denial, Jackson, Gabriela

5.                 
1º/11
Lar dos Idosos
301
Letícia U, Stefany, Aline, Crislaine

6.                 
03/11
Felipe Schimidt
301 D

Junior, Natã, Diandra, Jayane, Roger, Wesley


7.                 
03/11
Felipe Schimidt
205 N

Helen, Eduardo, Jakson, Géssica


8.                 
04/11
Nicola Batista
301 D
Bruno, Diogo, Emelyn, Francilene

9.                 
04/11
Nicola Batista
206 N
Jauna, Taiara, Luiz, Daiara

10.            
05/11
Victor Konder
301
Leticia, Ana, Kelven, João, Wellington

11.            
08/11

João Dias

303/4/5
Augusto, Sidiane, André, Luis H, Anderson

12.            
09/11

Annes Gualberto

303
Monalisa, Daniele, Gislaine, Luiz, Carlos

13.            
10/11
Álvaro Dippold
303
Beatriz, Andriele, Géssica, Egon

14.            
11/11

Franklin

303
Robson, Mayara, Daiane, Elisaura, Suelen

15.            
12/11
João Germano
303
Nayara, Ana, Jenifer, Franciele

16.            
16/11
Izidoro Curvelo
304
Evelyn, Murilo, Francielly, Renata, Maria

17.            
17/11
Ida Beatriz Maj
304
Taise, Carmem, Douglas, Ediney, Beatriz

18.            
18/11
Claurenice
304/204
Danielle H, Luana, Iandra, Amanda, Nanda

19.            
19/11
FÓRUM
4 Mag 1
Maria, Gisele, Cláudia

20.            
22/11
Marinha
302
Andréa, Maria, Priscila K, Giovana, Adriano

21.            
23/11
Barão Superm.
302
Fabiane, Franciele, Leandre, Jocyelen, Aschley

22.            
23/11
Carlos da Costa
302/7ª
Cristian, Paulo, Pedro, Lucas, Matheus e Mateus

23.            





24.            





25.            





26.            






EEB SANTA CATARINA – SFS/SC – 2011
PROJETO ALPHA – AÇÃO LEAL DE PROTEÇÃO HUMANITÁRIA AOS ANIMAIS
CRONOGRAMA DE AGENDAMENTO DAS EXPOSIÇÕES

No
Data
Local
Turmas
Equipes
Nota
1.       

Iesbras
203
Saulo, Ligia, André

2.       

Marinha
201
Liliane, Rayss, Ketlyn, Juliana, Jonathan

3.       

Victor Konder
201
Taila, Fernando, Silvia, Jaqueline, Natasha

4.       

CAIC
102

Sandra, Beatriz, Amanda, Nayara, Daiane


5.       

Claurenice
102
Rafaela, Soraia, Roberta, Najda, Débora

6.       

Vila da Glória
3 mag1
Natalie, Bruna, Thais, Priscila, Natalia

7.       

Franklin

7 e 8
Gabriela, Leticia, Miriã, Iago

8.       

Francisquense

7 e 101
Camila, Lavinia, Karoline, Amanda, Nicole

9.       

Morro Grande
3 mag1
Andressa, Cristiana, Joice, Gisela, Maria Ap

10.  

Petrobrás

204
Debora, Carolina, Bruna, Suelen, Solange,

11.  

Ruth Nóbrega
2 mag1
Brunas, Andriely, Leilane, Pamela

12.  

João Germano
2 mag1
Viviane, Géssica, Mariza, Viviane

13.  

CNA
203
Ivanilda, Michael, Ana C, Gabriel

14.  





15.  





16.  





17.  





18.  





19.  





20.  





21.  





22.  





23.  





24.  





25.  





26.  







ANEXO 3
AUTORIZAÇÃO DOS PAIS PARA OS ALUNOS PARTICIPAREM DO PROJETO FORA DA ESCOLA

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
23ª GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SANTA CATARINA


PROJETO ALPHA – AÇÃO LEAL DE PROTEÇÃO HUMANITÁRIA AOS ANIMAIS


AUTORIZAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO


            Autorizo o(a) aluno(a): _____________________________________________________, telefone de contato: _________________ a participar do projeto como palestrante e pesquisador voluntário, no dia: _____/_____/______, em que visitará o local: ______________________________________, ciente de que irão em equipe de: condução circular urbana (     ) ou de carro particular (     ), saindo da EEB Santa Catarina a partir das _______h e retornando à escola até às _______h, para devolução de todo o material do projeto.

Data: _____/_____/______         

Assinatura do Responsável: ___________________________
ANEXO 4
FICHA DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS PARA SEREM AVALIADOS PELOS RESPONSÁVEIS DO LOCAL ONDE EXECUTARAM A EXPOSIÇÃO E PALESTRA

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
23ª GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SANTA CATARINA

PROJETO ALPHA
AÇÃO LEAL DE PROTEÇÃO HUMANITÁRIA AOS ANIMAIS

FICHA DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS EXPOSITORES

Obs. Favor carimbar este documento e assinalar a avaliação à caneta escura e sem rasuras, pois valerá como nota extra de participação para os alunos no quarto bimestre.
A escola agradece sua colaboração.

Local: ______________________________________________________________
Data: ____/_____/___ Horário: das: ______ às ______horas. Telefone: __________
Responsável pela autorização e Avaliador:_________________________________
Função na Instituição: _________________________________________________
Assinatura do Avaliador: _______________________________________________
Cada X assinalado valerá pontos pelo seguinte critério:
Ótimo = 2,0   Bom = 1,5      Regular = 1,0            Insatisfatório = 0,5

Critérios Avaliativos
Ótimo
Bom
Regular
Insatisfatório
1. Pontualidade e educação




2. Organização e limpeza




3. Tratamento cordial com o público




4. Oralidade e linguagem adequadas




5. Domínio sobre o assunto




ALUNOS VOLUNTÁRIOS PALESTRANTES E PESQUISADORES
Nome
Turma
Telefone
1



2



3



4



5



Deixe aqui sua avaliação pessoal sobre este projeto: _________________________
___________________________________________________________________

 ANEXO 5
FICHA DISTRIBUÍDA AO PÚBLICO PARA COLETAR DADOS SOBRE OS ANIMAIS DOMÉSTICOS DAS COMUNIDADES VISITADAS
EEB SANTA CATARINA
PROJETO ALPHA – AÇÃO LEAL DE PROTEÇÃO HUMANITÁRIA AOS ANIMAIS

PESQUISA PARA PERFIL DE ANIMAIS DOMÉSTICOS EM SÃO FRANCISCO DO SUL/SC – 2010

Nº de pessoas pesquisadas: ________ 
Bairro: ___________________________________________

Distribuir às crianças e visitantes o modelo abaixo para preenchimento dos dados:



Caixa de texto: 1. Quantas pessoas moram ao todo na sua casa? ________
2. Quantos animais vocês criam na sua casa? Faça uma lista contando com todos eles.




ANEXO 6
AUTORIZAÇÃO DOS PAIS DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO CURSO DA FRADA EM JOINVILLE SOBRE DIREITO ANIMAL
ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
23ª GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SANTA CATARINA


CURSO: Novas Diretrizes para os Direitos dos Animais


AUTORIZAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO



            Autorizo o(a) aluno(a): _____________________________________________________, telefone de contato: _________________ a participar do projeto como palestrante e pesquisador voluntário, no dia: _____/_____/______, em que visitará o local: ______________________________________, ciente de que irão por sua conta, saindo da EEB Santa Catarina a partir das _______h e retornando à escola até às _______h, para devolução de todo o material do projeto.  E autorizo a utilização de sua imagem pelos meios de comunicação que sejam para divulgação específica do projeto.

Data: _____/_____/______         
Assinatura do Responsável: ___________________________

ANEXO 7
LISTA DOS SLIDES DA PALESTRA E VÍDEOS PRODUZIDOS PELO PROJETO PUBLICADOS SEQUENCIALMENTE NO YOUTUBE

PROJETO ALPHA – AÇÃO LEAL DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS

Palavras-chave: PROJETO EDUCATIVO. EDUCAÇÃO AMBIENTAL. EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA. PROTEÇÃO ANIMAL

LISTA DA SEQUENCIA NO YOUTUBE

1.                              Clipe: A Dor Dos Animais (2’)
http://www.youtube.com/watch?v=IjjNQNQcJSk
PROJETO DE 2010. ESTA É UMA DAS 140 PARÓDIAS DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS DA PROF. EDILENE SORAIA DA SILVA, PARA O PROJETO ALPHA - AÇÃO LEAL DE PROTEÇÃO HUMANITÁRIA AOS ANIMAIS.

2.                              Slides Para Palestra (10’)
http://www.youtube.com/watch?v=9NrxcAKLgpg
ESTA É UMA COMPLILAÇÃO DOS SLIDES PRODUZIDOS EM 140 TRABALHOS DE PESQUISA, APRESENTAÇÃO, CRIAÇÃO DE SUGESTÃO DE TÍTULO, SLOGAM, MÚSICA EDUCATIVA E LOGOMARCA DURANTE AS AULAS DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS DA PROF. EDILENE SORAIA DA SILVA NA EEB SANTA CATARINA DE SÃO FRANCISCO DO SUL - SC. O MATERIAL FOI IMPRESSO E MONTADO EM UM PAINEL DESMONTÁVEL COM CANOS DE PVC PARA EXPOSIÇÃO ITINERANTE EM ESCOLAS E LOCAIS PÚBLICOS.

3.                              Vídeo de abertura do Projeto (2’)
http://www.youtube.com/watch?v=ntBHeLFz5b4
ESTA PARTE É PARA IDENTIFICAR NOSSA ESCOLA E O OBJETIVO DO PROJETO.
NÃO TEMOS A PRETENÇÃO DE MUDAR OS HÁBITOS ALIMENTARES DE NINGUÉM DE UM DIA PARA O OUTRO, MAS PLANTAR A SEMENTINHA DA COMPAIXÃO PELO SOFRIMENTO DOS ANIMAIS PARA NOSSO BEM ESTAR, PARA QUE OS FILHOS DESSES ALUNOS QUE ATUAM PELO PROJETO HOJE, JÁ POSSAM SER EDUCADOS DE MODO MENOS ESPECISTA E COM VISÃO MAIS ECOCÊNTRICA NA PRÓXIMA GERAÇÃO.
CADA PARTE DO PROJETO É FORMATADA COM TRABALHOS DE MÚSICAS, UMA PERGUNTA DE ACORDO COM O TEMA E UM PROFISSIONAL RESPONDENDO A QUESTÃO.

4.                              Leis de Proteção (3’)
http://www.youtube.com/watch?v=l_i9Yc2nzqc
AQUI SE DISCUTE A RESPONSABILIDADE DA SOCIEDADE PELA EFICÁCIA E REAL EFETIFAÇÃO DAS LEIS, POIS AS NOSSAS LEIS PROTEGEM OS ANIMAIS, QUEM NÃO AS EXIGE QUE SEJAM CUMPRIDAS SÃO AS PESSOAS.
5.                              Castração X Abandono (5’)
http://www.youtube.com/watch?v=NzpmqyCdCFQ
NESTA PARTE SE ESCLARECE SOBRE AS VANTAGENS DA CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS COMO MEDIDA DE CONTROLE POPULACIONAL E PREVENÇÃO DE DOENÇAS.

6.                              A Quem Denunciar? (4’)
http://www.youtube.com/watch?v=MbNtdXUbbBk
ESTA PARTE TRAZ ORIENTAÇÃO PARA QUE AS PESSOAS SAIBAM QUE DEVEM DENUNCIAR MAUS TRATOS PARA 190, POLÍCIA MILITAR, SECRETARIAS DE BEM ESTAR ANIMAL OU DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE MUNICIPAIS, ONG'S DE PROTEÇÃO LOCAIS E SE NINGUÉM AGIR, DENUNCIE O AGRESSOR E APROVEITE PARA DENUNCIAR JUNTO OS ÓRGÃOS QUE NÃO CUMPRIRAM SEU PAPEL EM ATENDER A SOLICITAÇÃO DIRETAMENTE AO MINISTÉRIO PUBLICO DE SUA CIDADE.

7.                              Desensibilização Humana (4’)
http://www.youtube.com/watch?v=1laRqSmZouM
ASPECTOS DE PERSONALIDADE E CARÁTER PODEM SOFRER INFLUÊNCIA NA SUA FORMAÇÃO A PARTIR DE VIOLÊNCIAS CONTRA ANIMAIS DESDE A INFÂNCIA.

8.                              Educação Humanitária (4’)
http://www.youtube.com/watch?v=Im_2g-4xzkg
TODOS OS PROFESSORES, PRINCIPALMENTE OS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA TÊM O DEVER DE CONHECER ESTA FORMA DE EDUCAR. PESQUISE SOBRE ISSO NA INTERNET.

9.                              Experimentação Animal (8’)
http://www.youtube.com/watch?v=0vTKgfNTRlM
ESCLARECE ÀS PESSOAS OS MEIOS ALTERNATIVOS DE ENSINO, PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS E TESTES QUE SUBSTITUEM A PRÁTICA CRUEL DE SE USAR ANIMAIS EM LABORATÓRIOS.

10.                         Diversão ou Crime? (3’)
http://www.youtube.com/watch?v=IlYnZszFE9I
DESCREVE PORQUE NÃO DEVEMOS USAR ANIMAIS EM ESPORTES, RINHAS, ZOOLÓGICOS, CIRCOS, RODEIOS OU QUAISQUER OUTRAS FORMAS DE PRIVAÇÃO DE SUA LIBERDADE.

11.                         Tradições ou Crimes? (7’)
http://www.youtube.com/watch?v=Jmty4nGQ7TA
ANÁLISE HISTÓRICA SOBRE A EXPLORAÇÃO DOS ANIMAIS EM TRADIÇÕES E CULTURAS QUE PODEM EM TEMPOS MODERNOS SEREM SUBSTITUÍDAS E REMODELADAS EM FAVOR DA LIBERTAÇÃO E RESPEITO AOS ANIMAIS.

12.                         Carne X Saúde (7’)
http://www.youtube.com/watch?v=7VxAVaDWoiM
EM PARCERIA COM O IBAMA APRESENTAMOS INFORMAÇÕES SOBRE O TRÁFICO DE ANIMAIS E PEDIMOS PARA QUE AS PESSOAS MUDEM ESSA CULTURA DE COMPRAR ANIMAIS. ANIMAIS SÃO DA NATUREZA E DEVEM SER LIVRES COMO NÓS HUMANOS.

13.                         Extinção de Animais (5’)
http://www.youtube.com/watch?v=HT5M8Q0GyBw
EM PARCERIA COM O IBAMA APRESENTAMOS INFORMAÇÕES SOBRE O TRÁFICO DE ANIMAIS E PEDIMOS PARA QUE AS PESSOAS MUDEM ESSA CULTURA DE COMPRAR ANIMAIS. ANIMAIS SÃO DA NATUREZA E DEVEM SER LIVRES COMO NÓS HUMANOS. QUEM COMPRA ANIMAIS FINANCIA O SEU TRÁFICO, ASSIM COMO QUEM COMPRA A DROGA TAMBÉM FINANCIA O CRIME ORGANIZADO QUE MATA TANTA GENTE NO MUNDO.

14.                         Sacrifícios Religiosos (10’)
http://www.youtube.com/watch?v=sNfh7pt-kqY
CULTURAL E RELIGIOSA SOBRE O SACRIFÍCIO DOS ANIMAIS EM NOME DE DIVINDADES UMA VEZ QUE ISSO É CONTRADITÓRIO À PREGAÇÃO DO AMOR AO PRÓXIMO E À VIDA. QUESTIONAMOS SE OS DEUSES OU SANTIDADES ATRIBUÍDOS À ESTAS MALDADES SÃO DE FATO CONIVENTES E FICAM FELIZES COM OFERENDAS EM CIMA DO SOFRIMENTO DE SERES INOCENTES. AFINAL, SÃO SANTOS OU CARRASCOS? RELIGIOSIDADE OU CRUELDADE? PRÁTICAS CULTURAIS OU CRIMES CONTRA A VIDA E AOS DIREITOS HUMANOS E ANIMAIS?

15.                         Agradecimentos e Créditos (1’)
http://www.youtube.com/watch?v=5-joS3P6t9s

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