TEMAS:
EDUCAÇÃO
HUMANITÁRIA E PROTEÇÃO ANIMAL
TÍTULO DO PROJETO:
PROJETO
ALPHA – AÇÃO LEAL DE PROTEÇÃO HUMANITÁRIA AOS ANIMAIS
SLOGAN:
EDUCAÇÃO
HUMANITÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
SENSÍVEL E CONSCIENTE DO SEU PAPEL PRESERVACIONISTA
LOGOMARCA:
1 INTRODUÇÃO
Educação Ambiental é um tema que não
apenas está no auge das correntes pedagógicas
contemporâneas, mas é realmente necessário à mudança cultural que se pretende
em prol de uma sociedade sustentável. Entre as diversas vertentes que dão conta
de todo este trabalho, talvez uma das mais significativas seja a Educação
Humanitária, que busca a sensibilização na formação dos educandos, através de métodos
de substituição ao uso dos animais nas práticas do cotidiano da vida humana.
Para saber como a interação com os animais de modo geral e principalmente os domésticos
ocorre entre os cidadãos francisquenses, a EEB Santa Catarina, se propôs
através deste projeto, criar um movimento de pesquisa e capacitação dos alunos
da escola para conhecer mais aprofundadamente o assunto e organizar palestras e
exposição itinerante, que levem tais conhecimentos aos alunos de outras
escolas, aproveitando para pesquisar junto a estes, dados referentes aos tipos,
quantidades e condições dos animais com os quais as crianças convivem em seus
ambientes diários.
Tais dados servirão para traçar um
perfil dos animais domésticos que fazem parte da comunidade biótica de São
Francisco do Sul no contexto educacional que promova informação útil para a
proteção e a guarda responsável dos animais domésticos, bem como para a
prevenção de zoonoses.
Entretanto, o projeto não visa apenas
a proteção dos animais domésticos e sim a informação das pessoas em geral sobre
os diversos processos de uso que fazemos de modo direto e indireto dos animais
de diversas espécies, na intenção de colocar as pessoas na condição de cientes
dos fatos e de sua contribuição para a perpetuação de uma prática
antropocêntrica de utilização dos animais.
A partir deste projeto, nesta nova
condição de ciente, pretende-se gerar uma transformação da sociedade para uma
ação de multiplicação de uma nova corrente filosófica, agora em uma ótica
ecocêntrica, em que o ser humano compreenda seu papel de parte integrante da natureza,
ao lado dos animais e dos demais elementos que a compõe de modo integrado e não
como dono com direitos de intervenção ilimitada e inconseqüente.
Por isso tudo, as palestras e
exposições percorrerão inicialmente as escolas, onde acontecerá conjuntamente a
pesquisa sobre os animais domésticos das comunidades francisquenses através dos
alunos como amostragem para levantamento dos dados, mas depois passará a
percorrer espaços públicos de comércio e repartições empresariais, buscando
levar a mensagem de conhecimento sobre os processos de produção e consumo de
produtos oriundos da utilização dos animais.
2 JUSTIFICATIVA
Reconhecendo a interdependência de
todos os seres vivos que habitam o planeta Terra, é preciso compreender que o
uso dos animais de modo intencional e exploratório contribui
para o desequilíbrio do sistema biológico e provoca alterações ambientais
catastróficas desde o impacto ambiental físico ao impacto na saúde das pessoas
gerando doenças modernas como o câncer, a AIDS, anemia, diabetes, etc.
Entre os antepassados remotos dos
seres humanos prevalecia o modo herbívoro de alimentação e seus resquícios são
evidentes em órgãos vestigiais que apresentamos no Homo sapiens, o que sugere alterações drásticas em todo o
equipamento enzimático e bioquímico fisiológico para a nova condição de onívoros,
despertada pela necessidade quando a vegetação escasseava em conseqüência às
mudanças no ambiente. Tal conversão criou condições de adaptação nem sempre
vantajosas, abrindo portas ao surgimento de microrganismos e agentes causadores
de doenças provocadas direta ou indiretamente pelo consumo da carne.
Além dos problemas causados na
alimentação à base de carne, há outros problemas igualmente sérios de ordem
psicológica e social no uso especista em relação ao manejo dos animais tanto na
indústria médica, cosmética, alimentícia, de vestuário, calçadista, etc.
O termo “especismo” está para as
outras espécies, como o racismo para outras raças e o sexismo para outro sexo,
ou seja, especismo é o comportamento daquele que faz discriminação de modo
negativo em relação a outro ser que não seja se sua espécie, valorizando seus
interesses pessoais em detrimento aos interesses dos animais, por exemplo.
O filme “Terráqueos”, disponível no
youtube, demonstra muito bem esta qualificação que o ser humano faz sobre os
animais e foi a inspiração para o desenvolvimento deste projeto.
A quantidade de animais de diversas
espécies que convivem diariamente com as pessoas que fazem parte da comunidade
escolar e de todo o município de São Francisco do Sul, é de extrema relevância
para a formação cultural dessas pessoas. Assim,
o estudo dos animais desta parte da comunidade e de suas variáveis são de
interesse direto aos órgãos públicos e privados de saúde, educação, segurança e
bem estar social e mesmo de ONG’s de proteção animal. Bem como é de interesse
público conhecer com o que se contribui ao adquirir produtos de consumo de
origem animal.
3 OBJETIVOS
Buscar finalidades para se envolver
toda uma escola em torno de um projeto educativo é, antes de tudo, reconhecer
os problemas que a circundam e partir daí para a pesquisa e a ação em prol do
desenvolvimento da sua comunidade.
Partindo desse princípio, o tema Utilização
dos Animais, está inserido diretamente no contexto do cotidiano dos alunos da
EEB Santa Catarina e pode contribuir pedagogicamente para o desenvolvimento de
um perfil mais humanitário entre os educandos e toda a comunidade se estudado
com afinco e seriedade em todas as implicações que o seu uso nos proporciona.
3.1
GERAL
·
Organizar
exposição com vídeo e palestra itinerante para sensibilização das pessoas
através de pesquisa, informação, revelação e esclarecimento sobre a exploração
dos animais no cotidiano humano e traçar um perfil da comunidade e dos animais
domésticos em São
Francisco do Sul – SC.
3.2
ESPECÍFICOS
·
Pesquisar
sobre educação humanitária e sobre o uso dos animais em diversos aspectos pelo
ser humano na prática do especismo;
·
Montar
material audiovisual para palestras e exposição itinerantes;
·
Produzir
vídeo educativo de esclarecimento sobre questões que implicam diretamente no
uso dos animais nas práticas do cotidiano humano;
·
Pesquisar
junto às comunidades escolares de São Francisco do Sul, sobre animais
domésticos da população;
·
Promover
a proteção animal e a guarda responsável de animais domésticos;
·
Traçar
um perfil biótico com base em dados coletados na pesquisa itinerante sobre a
população francisquense e seus animais domésticos;
·
Esclarecer
sobre práticas de manejo, produção, transporte, abate, comércio e tráfico de
animais;
·
Informar
sobre as zoonoses modernas e o surgimento de doenças a partir do consumo
excessivo das carnes pelos humanos;
·
Contribuir
para a transformação da visão antropocêntrica da sociedade rumo à uma nova
sociedade de visão ecocêntrica.
4 METODOLOGIA
A partir de trabalhos de pesquisa
realizados no ano passado e a serem realizados também este ano pelos alunos dos
segundos anos do Ensino Médio em Biologia, inserido nos conteúdos curriculares
de zoologia, serão estudados os diversos modos de uso dos animais pelo homem
concentrando-se em dez subtemas como os que seguem:
1. Animais silvestres e exóticos, os já
extintos e em extinção e o tráfico;
2. Animais usados para alimentação humana
(suínos, eqüinos, bovinos, caprinos, frutos do mar e de culinárias exóticas);
3. Animais usados em cultos de credo;
4. Animais domésticos, suas utilidades (terapias,
cão guia, policiais, companhia) necessidades básicas, vantagens da castração
e formas de comércio;
5. Animais usados para produção de
vestuário, calçados, adereços e amuletos;
6. Animais de circo, rodeios, rinhas,
corridas e outras modalidades de jogos;
7. Animais usados nos laboratórios de
pesquisa científica médica e cosmética;
8. Leis de proteção aos animais;
9. Empresas que usam e que não usam
animais em seus produtos;
10. Movimentos Veganista e Abolicionista no
Brasil e no Mundo.
Os alunos serão divididos em dez
equipes por turma, levados ao laboratório de informática com instruções de
pesquisa e elaboração de slides conforme as equipes e respectivos subtemas
destinados por sorteio. Na sequencia, em calendário organizado, farão as
apresentações em sala de aula, inicialmente para sua própria turma.
Todo o material produzido será
filtrado e aproveitado para a montagem de slides em PowerPoint, com auxílio do
estagiário voluntário de Biologia, Luiz Anselmo Palazzi Steffem, sob
coordenação da professora de Biologia e coordenadora do projeto, Profª Edilene
Soraia da Silva.
Este material será reeditado
seguindo uma sequencia para montagem de painéis auto explicativos que serão
exibidos nas exposições itinerantes seguindo um roteiro de tópicos e imagens
distribuídos da seguinte forma:
1. ALIMENTAÇÃO HUMANA
BOVINOS: criação, transporte e abate,
produção de leite, vitela.
SUÍNOS: criação, transporte e abate,
cisticercose, canibalismo, mutilação de orelhas, dentes e rabo sem anestesia,
tumores (hambúrguer)
EQUINOS: criação, transporte e abate,
charque
AVES: criação, transporte e abate,
hormônios, pintinhos (nugets, caldos de temperos)
FRUTOS DO MAR: peixes, golfinhos,
tubarões, baleias, crustáceos, moluscos, exóticos, bioacumulação, vírus ?
SILVESTRES E EXÓTICOS: extinção,
tráfico, peles
COBAIAS: porquinhos da índia, ratos e
camundongos, coelhos, macacos, cães e gatos, focar nos tipos de pesquisas,
médicas, cosméticas, psicológicas.
DOMÉSTICOS: necessidades básicas,
vantagens da castração, utilidades – cães guia, companhia, equoterapia,
golfinhoterapia.
2. CULTURAS PRIMITIVAS
Farra do boi, rodeios, touradas, rinhas,
turfe, hipismo, circo, corridas.
3. LEIS
Decreto 24645/34; Lei de crimes
ambientais 9605/98; Declaração dos Direitos Humanos; Declaração dos Direitos
dos Animais; Lei 4591/64 art. 10 § III animais em condomínios; Lei de
vivisecção (inconstitucional).
4. CULTURA MODERNA
Do Antropocentrismo ao Ecocentrismo, o
Vegetarianismo, o Abolucionismo e o Veganismo.
A partir do material produzido,
todas as turmas receberão palestras com o estagiário, de capacitação para
compreensão do assunto e produção de trabalhos de sensibilização como teatro,
música, desenho ou qualquer outra forma de expressão artística de manifestação
sobre os sentimentos despertados a partir da palestra assisitida.
Além dos trabalhos os alunos poderão
se inscrever para concorrer na criação de um slogan, uma logomarca e um jingle
para o projeto que serão apresentados e expostos no pátio da escola durante o
recreio para votação.
Os melhores trabalhos serão
divulgados, filmados e digitalizados para compor um vídeo educativo que
acompanhará a exposição itinerante em todas as escolas e locais públicos do
município de São Francisco do Sul.
O vídeo educativo contará com cenas
alternadas de trabalhos produzidos pelos alunos e entrevistas com os seguintes
questionamentos a pessoas selecionadas pelo seu envolvimento ou conhecimento
com o tema da questão:
1.
DESENSIBILIZAÇÃO
DO SER HUMANO (Profª Nádia Fernandes- Filósofa)
Vários estudos realizados comprovaram
históricos de violência contra animais na infância dos piores estupradores e
assassinos americanos, será que isso significa uma influência negativa na
formação de caráter e personalidade das pessoas?
2.
A
EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA (Dra. Edilene Soraia da Silva - Bióloga)
Quais as alternativas para não se
usarem nem torturarem ou matarem mais animais em laboratórios de pesquisa
científica, em estudos nas universidades e nem mesmo nas escolas de educação
básica?
3.
A
CARNE X SAÚDE HUMANA (Sheila Wehling– Vegetariana - FRADA)
Quais as vantagens da dieta
vegetariana mesmo diante das afirmações de alguns nutricionistas sobre a sua
necessidade como principal fonte de proteínas e vitaminas B12 na alimentação
humana?
4.
TRADIÇÕES
MILENARES E SECULARES (Dr. Marcos Jerônimo de Araújo – Historiador)
Por que as pessoas são tão radicais em
insistir na manutenção de práticas tidas como tradições culturais, mesmo contra
os princípios da racionalidade humana de não violência e da compaixão pelo
sofrimento e pela vida, como a farra do boi, as touradas, os rodeios, os
circos, as corridas de bichos, as rinhas de galos, de cães e de outros animais,
sendo que essas tradições poderiam apenas ser salvaguardadas pela História?
5.
DIVERSÃO
E LAZER (Ronaldo Lucio Santa Rosa Menezes – AMASF)
Por que também não é certo manter
animais em zoológicos, para esportes, zooterapias, para comercialização
legalizada e em outras práticas que possam teoricamente oferecer uma vida com
garantias de boa alimentação, abrigo e demais cuidados básicos e de bem estar a
estes animais?
6.
ANIMAIS
SILVESTRES E EXÓTICOS (Tec. Amb. Jorge Gotardo Wekemper – IBAMA)
Por que não devemos ter animais silvestres e exóticos em
casa? Quais prejuízos ocorrem a eles e à natureza e qual a penalização para
quem caça animais no mato e para quem os mantém presos?
7.
PRÁTICAS
RELIGIOSAS (Vig. Gilberto Erdmann – Paróquia Matriz)
Por que algumas religiões instituíram
práticas de sacrifícios de animais e até mesmo de pessoas para agradar a Deuses
ou Divindades, se estes são adorados sob a pregação do amor, do equilíbrio do
espírito e do bem estar e conviver humano? Isso não seria contraditório? Será
que Deus realmente fica feliz com isso?
8.
DO
ANTROPOCENTRISMO AO ECOCENTRISMO (Profª Terezinha Goulart da Silva - Pedagoga)
De que modo a sociedade poderia mudar
a posição do ser humano de centro de tudo, da ótica “antropocêntrica”
tradicional e ultrapassada, para a posição de um ser integrante da natureza ao
lado dos animais, sob uma nova ótica agora chamada de “ecocêntrica” em que a
natureza passa a ser o centro e o ponto crucial da vida no planeta?
9.
ANIMAIS
DOMÉSTICOS E CASTRAÇÃO (Drª Alessandra Hamann– Veterinária)
O abandono e os maus tratos aos
animais domésticos também são crimes, mesmo assim muitos são abandonados
diariamente ou vivem em condições lamentáveis de sofrimento e privações
inclusive quando são adotados por pessoas cruéis que não são denunciadas por
testemunhas omissas e, portanto, cúmplices neste crime. Por que a castração dos
cães e gatos seria uma forma de diminuir esse sofrimento? Quais suas vantagens?
10.
AS
LEIS DE PROTEÇÃO (Profª Vera Lucia da Silva – Advogada)
Se existem leis que garantem os
direitos dos animais, por que há tantas práticas cruéis que são permitidas no
Brasil, como a produção cruel de carnes nos abatedouros e aviários, curtumes de
peles arrancadas dos animais ainda vivos, indústrias de cosméticos que testam
produtos sem anestesia, esportes que descartam animais que não dão lucro, etc.?
11.
AÇÃO
PRÁTICA (Dra. Simone Schultz – Promotora)
A quem se deve recorrer para denunciar
pessoas comuns ou mesmo profissionais que estejam praticando violências contra
animais indefesos com certeza de atuação eficaz e não de descaso?
Após toda a produção dos materiais
audiovisuais, os alunos que se manifestarem voluntariamente interessados em
participar, puderam compor as equipes de palestra e pesquisa com no máximo 5
integrantes que tiveram como tarefas:
1.
estudar os assuntos a serem apresentados nas palestras;
2.
preparar-se para aplicação da pesquisa junto aos estudantes das outras escolas
e comunidades dos outros locais que visitarem;
3.
visitar e agendar o dia de palestras nas escolas ou locias de seus interesses
junto aos diretores ou responsáveis das mesmas mediante ofício de autorização específico (anexo 1);
4.
agendar junto à coordenação do projeto para inserir visitação ao cronograma de
apresentações (anexo 2)
5.
Entregar autorização assinada pelo responsável declarando estar ciente da
participação do aluno no projeto fora da escola (anexo 3);
6.
responsabilizar-se por retirar o material na primeira aula e devolver como
levaram ao final das apresentações no mesmo dia na escola para que a equipe do
dia seguinte não seja prejudicada;
7.
entregar ficha de avaliação devidamente carimbada e assinada pelo responsável que
autorizou a exposição e palestra na escola ou local onde foram apresentar e
pesquisar (anexo 4);
8.
entregar formulários dos questionários da pesquisa devidamente preenchidos e os
que sobraram ao voltar, juntamente com o material da exposição (anexo 5).
As apresentações foram feitas pelos
alunos voluntários na forma de palestras ministradas aos alunos das outras
escolas ou comunidades de locais públicos e a pesquisa ocorrerá paralelamente
por outros alunos da mesma equipe, preenchendo formulários de questionários
fechados com informações sobre a quantidade, os tipos ou espécies e condições
dos animais domésticos que convivem com estas pessoas em seus lares.
Nos dias das apresentações, os
alunos voluntários tiveram suas faltas justificadas respectivamente conforme
cronograma de apresentações previamente agendadas junto à coordenação do
projeto (anexo 5).
Após o período de exposição e pesquisa
os dados coletados serão analisados para desenvolver o perfil biótico da
comunidade francisquense e seus animais domésticos e os resultados serão
enviados para órgãos públicos e privados e também para a mídia para publicação
como serviço de informação, interesse e utilidade pública.
Para
capacitação, alguns alunos também participaram do curso promovido pela FRADA –
Frente de Ação para os Direitos dos Animais com a Advogada Renata Fortes, nos
dias 21 e 22 de agosto, na Câmara de Vereadores de Joinville.
5 AVALIAÇÃO
A
avaliação se deu em diversos momentos e critérios a partir do terceiro bimestre
letivo de 2010. Os alunos foram avaliados pela sua participação e interesse nas
palestras, pelo conhecimento adquirido e aprimorado demonstrado nos trabalhos
desenvolvidos em sala, pela organização e produção do material de pesquisa,
painéis, vídeo, arte e finalmente com a formação das equipes para a exposição e
pesquisa itinerante.
Cada equipe levava consigo
além do material de exposição, uma ficha de avaliação a ser preenchida pelo
responsável pela autorização da exposição nas escolas, comércio, empresas e
demais locais públicos visitados, a qual serviu como avaliação extra no quarto
bimestre em todas as disciplinas.
O desempenho pedagógico da
coordenação foi avaliado de acordo com a produtividade dos trabalhos das
equipes ao longo do desenvolvimento do projeto, bem como do resultado final
junto às comunidades atingidas pela exposição e pelos resultados das pesquisas
aplicadas que foram 100 positivas e de ótima aceitação.
6 DIVISÃO DE
RESPONSABILIDADES E CRONOGRAMA
ATIVIDADES / 2008
|
RESPONSÁVEL
|
JUL
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
NOV
|
DEZ
|
Planejamento
|
Coordenação, professores
e estagiário
|
X
|
|||||
Equipes de pesquisa
teórica
|
Professores, alunos e
estagiário
|
X
|
|||||
Curso FRADA em Joinville
|
Alunos, estagiário e
coordenação
|
X
|
|||||
Apresentações das
pesquisas
|
Alunos
|
X
|
X
|
||||
Escolha do título
|
Alunos
|
X
|
|||||
Escolha da logomarca
|
Alunos
|
X
|
|||||
Escolha do slogan
|
Alunos
|
X
|
|||||
Escolha do jingle
|
Alunos
|
X
|
|||||
Elaboração do material
|
Coordenação, alunos e
estagiário
|
X
|
X
|
X
|
|||
Confecção dos painéis
|
Coordenação, alunos e
estagiário
|
X
|
X
|
||||
Produção dos cavaletes
dos painéis
|
Coordenação e alunos
|
X
|
X
|
||||
Edição das imagens e
vídeo
|
Coordenação e alunos
|
X
|
X
|
||||
Palestras de capacitação
das equipes expositoras com estagiário
|
Coordenação e estagiário
|
X
|
|||||
Agendamento das
exposições
|
Alunos
|
X
|
X
|
||||
Exposições e pesquisa
|
Alunos
|
X
|
X
|
||||
Análise dos resultados
da pesquisa
|
Professores
|
X
|
X
|
||||
Avaliação dos resultados
das exposições
|
Responsáveis pelas
autorizações das exposições e professores
|
X
|
|||||
Publicação dos
resultados
|
Coordenação
|
X
|
7 CUSTOS DO PROJETO
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
|
VALORES
|
Laboratório
de informática da escola para pesquisa
|
0,0
|
Datashow
para apresentações na própria escola
|
0,0
|
Datashow
com entrada usb para a exposição itinerante
|
Da
escola
|
Xerox
de formulários e autorizações
|
Patrocinado
|
Transporte
para alunos voluntários
|
Próprios
|
Material
de mídia e impressão de painéis para exposição
|
Patrocinado
|
Distribuição
de mídia com materiais das referências e impressos para as bibliotecas das
escolas
|
Patrocinado
|
TOTAL
|
0,00
|
Obs.
Os patrocinadores do projeto foram lojas do comércio local, porto da cidade e
os próprios familiares dos alunos.
8 REFERÊNCIAS
BRASIL. LEI 9.605/98. Lei dos crimes
ambientais de Fernando Henrique Cardoso.
BRASIL.
Projeto de Lei 215/2007. Projeto de
Lei de proteção animal do Dep. Ricardo Trípoli.
EMBU.
Posse responsável de animais de
estimação. Embu: CCZ,
GREIF, Sergio. (2007) Educação humanitária. Disponível em:
http://www.pensataanimal.net/artigos/43-sergiogreif/136-educacao-humanitaria
Acesso:
02 ago. 2010.
MOURA,
Sandovaldo Golçalves de. Liberdade e
saúde: animais silvestres livres: pessoas saudáveis. Brasília: IBAMA, 2007.
NAIA.
Carta da terra para crianças. São
Paulo: NAIA, 2003.
WSPA.
Respeito a todas as formas de vida: cartilha
para educadores. Rio de Janeiro: WSPA, 2010.
MONSON,
Shaun. Terráqueos. Documentário
estaduniense: USA, 2005.
ANEXO 1
CARTA DE
APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS AOS LOCAIS ESCOLHIDOS POR ELES PARA LEVAREM A PALESTRA
ESTADO
DE SANTA CATARINA
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
23ª
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
ESCOLA
DE EDUCAÇÃO BÁSICA SANTA CATARINA
SÃO
FRANCISCO DO SUL - SC
Prezados
Senhores:
Vimos por meio deste, apresentar o PROJETO ALPHA – AÇÃO LEAL DE PROTEÇÃO
HUMANITÁRIA AOS ANIMAIS, cujo objetivo geral é Organizar exposição com
vídeo e palestra itinerante para sensibilização das pessoas através de
pesquisa, informação, revelação e esclarecimento sobre a exploração dos animais
no cotidiano humano e traçar um perfil da comunidade e dos animais domésticos em São Francisco do Sul
– SC.
Assim, solicitamos sua autorização para trazer o
material e montar exposição nesta instituição, em local de destaque a fim de
atingir a toda a comunidade local. O material é auto-explicativo, porém será
acompanhado pelos alunos portadores deste que ficarão à disposição para
explicá-los, os quais terão uma ficha de avaliação do seu desempenho e do
Projeto, a retornar assinado e carimbado para utilização pelos professores como
forma de avaliação extra aos alunos voluntários participantes. Também acompanha
a exposição um DVD educativo produzido pela escola para ser passado aos alunos.
Solicitamos
agendamento para exposição nesta instituição para o dia _____/_____/2010.
A partir das _______horas até as _______horas.
Desde
já agradecemos sua colaboração e contamos com sua participação para o sucesso
do Projeto.
São Francisco do Sul, 13 de outubro de 2010.
_____________________________ _____________________________
Maria Lucia de Oliveira Edilene
Soraia da Silva
Direção da Escola Coordenação do
Projeto
ANEXO 2
CRONOGRAMA
DAS EXPOSIÇÕES REALIZADAS NOS ANOS DE 2010 E 2011
EEB SANTA CATARINA – SFS/SC – 2010
PROJETO ALPHA – AÇÃO LEAL DE
PROTEÇÃO HUMANITÁRIA AOS ANIMAIS
CRONOGRAMA DE AGENDAMENTO DAS
EXPOSIÇÕES
No
|
Data
|
Local
|
Turmas
|
Equipes
|
Nota
|
1.
|
27/10
|
CAIC e Cine Teatro
|
304
|
Andriele, Beatriz,
Erica, Cristiane, Tais
|
|
2.
|
28/10
|
Rogério Zattar
|
301
|
José, Ariana, Amanda, Tamires, Amanda
|
|
3.
|
29/10
|
Ruth Nobrega
|
301
|
Bruno, Camila, Francine, Thierry
|
|
4.
|
30/10
|
Bombeiros
|
204
|
Waldemar, Mayara, Denial, Jackson, Gabriela
|
|
5.
|
1º/11
|
Lar dos Idosos
|
301
|
Letícia U,
Stefany, Aline, Crislaine
|
|
6.
|
03/11
|
Felipe Schimidt
|
301 D
|
Junior, Natã, Diandra, Jayane, Roger, Wesley |
|
7.
|
03/11
|
Felipe Schimidt
|
205 N
|
Helen, Eduardo, Jakson, Géssica |
|
8.
|
04/11
|
Nicola Batista
|
301 D
|
Bruno, Diogo,
Emelyn, Francilene
|
|
9.
|
04/11
|
Nicola Batista
|
206 N
|
Jauna, Taiara,
Luiz, Daiara
|
|
10.
|
05/11
|
Victor Konder
|
301
|
Leticia, Ana,
Kelven, João, Wellington
|
|
11.
|
08/11
|
João Dias |
303/4/5
|
Augusto, Sidiane, André, Luis H, Anderson
|
|
12.
|
09/11
|
Annes Gualberto |
303
|
Monalisa, Daniele, Gislaine,
Luiz, Carlos
|
|
13.
|
10/11
|
Álvaro Dippold
|
303
|
Beatriz, Andriele, Géssica, Egon
|
|
14.
|
11/11
|
Franklin |
303
|
Robson,
Mayara, Daiane, Elisaura, Suelen
|
|
15.
|
12/11
|
João Germano
|
303
|
Nayara, Ana, Jenifer, Franciele
|
|
16.
|
16/11
|
Izidoro Curvelo
|
304
|
Evelyn, Murilo, Francielly, Renata, Maria
|
|
17.
|
17/11
|
Ida Beatriz Maj
|
304
|
Taise, Carmem, Douglas, Ediney, Beatriz
|
|
18.
|
18/11
|
Claurenice
|
304/204
|
Danielle H, Luana,
Iandra, Amanda, Nanda
|
|
19.
|
19/11
|
FÓRUM
|
4 Mag 1
|
Maria, Gisele, Cláudia
|
|
20.
|
22/11
|
Marinha
|
302
|
Andréa, Maria,
Priscila K, Giovana, Adriano
|
|
21.
|
23/11
|
Barão Superm.
|
302
|
Fabiane, Franciele,
Leandre, Jocyelen, Aschley
|
|
22.
|
23/11
|
Carlos da Costa
|
302/7ª
|
Cristian, Paulo, Pedro, Lucas, Matheus e Mateus
|
|
23.
|
|
|
|
|
|
24.
|
|
|
|
|
|
25.
|
|
|
|
|
|
26.
|
|
|
|
|
|
EEB SANTA CATARINA – SFS/SC – 2011
PROJETO ALPHA – AÇÃO LEAL DE
PROTEÇÃO HUMANITÁRIA AOS ANIMAIS
CRONOGRAMA DE AGENDAMENTO DAS
EXPOSIÇÕES
No
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Data
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Local
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Turmas
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Equipes
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Nota
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1.
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Iesbras
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203
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Saulo, Ligia, André
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2.
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Marinha
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201
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Liliane, Rayss,
Ketlyn, Juliana, Jonathan
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3.
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Victor Konder
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201
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Taila, Fernando, Silvia, Jaqueline, Natasha
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4.
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CAIC
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102
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Sandra, Beatriz, Amanda, Nayara, Daiane |
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5.
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Claurenice
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102
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Rafaela, Soraia, Roberta, Najda, Débora
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6.
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Vila da Glória
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3 mag1
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Natalie, Bruna, Thais, Priscila, Natalia
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7.
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Franklin |
7 e 8
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Gabriela, Leticia, Miriã, Iago
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8.
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Francisquense |
7 e 101
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Camila, Lavinia,
Karoline, Amanda, Nicole
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9.
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Morro Grande
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3 mag1
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Andressa, Cristiana,
Joice, Gisela, Maria Ap
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10.
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Petrobrás |
204
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Debora, Carolina,
Bruna, Suelen, Solange,
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11.
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Ruth Nóbrega
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2 mag1
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Brunas, Andriely,
Leilane, Pamela
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12.
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João Germano
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2 mag1
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Viviane, Géssica,
Mariza, Viviane
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13.
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CNA
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203
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Ivanilda, Michael, Ana
C, Gabriel
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14.
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15.
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16.
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17.
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18.
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19.
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20.
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21.
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22.
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23.
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24.
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25.
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26.
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ANEXO 3
AUTORIZAÇÃO
DOS PAIS PARA OS ALUNOS PARTICIPAREM DO PROJETO FORA DA ESCOLA
ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA
EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
23ª GERENCIA REGIONAL DE
EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SANTA CATARINA
PROJETO ALPHA – AÇÃO LEAL DE
PROTEÇÃO HUMANITÁRIA AOS ANIMAIS
AUTORIZAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO
Autorizo o(a) aluno(a):
_____________________________________________________, telefone de contato:
_________________ a participar do projeto como palestrante e pesquisador
voluntário, no dia: _____/_____/______, em que visitará o local:
______________________________________, ciente de que irão em equipe de:
condução circular urbana ( ) ou de
carro particular ( ), saindo da EEB
Santa Catarina a partir das _______h e retornando à escola até às _______h,
para devolução de todo o material do projeto.
Data: _____/_____/______
Assinatura
do Responsável: ___________________________
ANEXO 4
FICHA DE
AVALIAÇÃO DOS ALUNOS PARA SEREM AVALIADOS PELOS RESPONSÁVEIS DO LOCAL ONDE
EXECUTARAM A EXPOSIÇÃO E PALESTRA
ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA
EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
23ª GERENCIA REGIONAL DE
EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SANTA CATARINA
PROJETO
ALPHA
AÇÃO LEAL DE PROTEÇÃO
HUMANITÁRIA AOS ANIMAIS
FICHA DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS
EXPOSITORES
Obs. Favor carimbar este documento e assinalar a avaliação à caneta escura e
sem rasuras, pois valerá como nota extra de participação para os alunos no
quarto bimestre.
A escola agradece sua colaboração.
Local:
______________________________________________________________
Data: ____/_____/___ Horário: das: ______ às ______horas.
Telefone: __________
Responsável pela autorização e Avaliador:_________________________________
Função na Instituição: _________________________________________________
Assinatura do Avaliador: _______________________________________________
Cada X assinalado valerá pontos pelo seguinte
critério:
Ótimo = 2,0 Bom
= 1,5 Regular = 1,0 Insatisfatório = 0,5
Critérios Avaliativos
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Ótimo
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Bom
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Regular
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Insatisfatório
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1. Pontualidade e educação
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2. Organização e limpeza
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3. Tratamento cordial com o público
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4. Oralidade e linguagem adequadas
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5. Domínio sobre o assunto
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ALUNOS VOLUNTÁRIOS PALESTRANTES E PESQUISADORES
Nº
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Nome
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Turma
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Telefone
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1
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2
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3
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4
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5
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Deixe aqui sua avaliação pessoal sobre este projeto:
_________________________
___________________________________________________________________
ANEXO 5
FICHA DISTRIBUÍDA AO PÚBLICO PARA
COLETAR DADOS SOBRE OS ANIMAIS DOMÉSTICOS DAS COMUNIDADES VISITADAS
EEB SANTA CATARINA
EEB SANTA CATARINA
PROJETO ALPHA – AÇÃO LEAL DE PROTEÇÃO
HUMANITÁRIA AOS ANIMAIS
PESQUISA PARA PERFIL DE ANIMAIS
DOMÉSTICOS EM SÃO
FRANCISCO DO SUL/SC – 2010
Nº de pessoas pesquisadas: ________
Bairro: ___________________________________________
Distribuir às crianças e visitantes o modelo abaixo
para preenchimento dos dados:

ANEXO 6
AUTORIZAÇÃO DOS PAIS DE PARTICIPAÇÃO
DOS ALUNOS NO CURSO DA FRADA EM JOINVILLE SOBRE DIREITO ANIMAL
ESTADO DE SANTA CATARINA
ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA
EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
23ª GERENCIA REGIONAL DE
EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SANTA CATARINA
CURSO: Novas Diretrizes para os Direitos dos Animais
AUTORIZAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO
Autorizo o(a) aluno(a):
_____________________________________________________, telefone de contato:
_________________ a participar do projeto como palestrante e pesquisador
voluntário, no dia: _____/_____/______, em que visitará o local:
______________________________________, ciente de que irão por sua conta,
saindo da EEB Santa Catarina a partir das _______h e retornando à escola até às
_______h, para devolução de todo o material do projeto. E autorizo a utilização de sua imagem pelos
meios de comunicação que sejam para divulgação específica do projeto.
Data:
_____/_____/______
Assinatura
do Responsável: ___________________________
ANEXO 7
LISTA DOS
SLIDES DA PALESTRA E VÍDEOS PRODUZIDOS PELO PROJETO PUBLICADOS SEQUENCIALMENTE NO
YOUTUBE
PROJETO ALPHA – AÇÃO LEAL DE PROTEÇÃO
AOS ANIMAIS
Palavras-chave: PROJETO EDUCATIVO. EDUCAÇÃO
AMBIENTAL. EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA. PROTEÇÃO ANIMAL
LISTA DA SEQUENCIA NO YOUTUBE
1.
Clipe: A Dor Dos Animais (2’)
http://www.youtube.com/watch?v=IjjNQNQcJSk
PROJETO DE 2010. ESTA É UMA DAS 140 PARÓDIAS
DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS DA PROF. EDILENE SORAIA DA SILVA, PARA O PROJETO
ALPHA - AÇÃO LEAL DE PROTEÇÃO HUMANITÁRIA AOS ANIMAIS.
2.
Slides Para Palestra (10’)
http://www.youtube.com/watch?v=9NrxcAKLgpg
ESTA É UMA COMPLILAÇÃO DOS SLIDES PRODUZIDOS EM 140
TRABALHOS DE PESQUISA, APRESENTAÇÃO, CRIAÇÃO DE SUGESTÃO DE TÍTULO, SLOGAM,
MÚSICA EDUCATIVA E LOGOMARCA DURANTE AS AULAS DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS DA PROF.
EDILENE SORAIA DA SILVA NA EEB SANTA CATARINA DE SÃO FRANCISCO DO SUL - SC. O
MATERIAL FOI IMPRESSO E MONTADO EM UM PAINEL DESMONTÁVEL
COM CANOS DE PVC PARA EXPOSIÇÃO ITINERANTE EM ESCOLAS E LOCAIS
PÚBLICOS.
3.
Vídeo de abertura do Projeto (2’)
http://www.youtube.com/watch?v=ntBHeLFz5b4
ESTA PARTE É PARA IDENTIFICAR NOSSA ESCOLA E O OBJETIVO
DO PROJETO.
NÃO TEMOS A PRETENÇÃO DE MUDAR OS HÁBITOS ALIMENTARES
DE NINGUÉM DE UM DIA PARA O OUTRO, MAS PLANTAR A SEMENTINHA DA COMPAIXÃO PELO
SOFRIMENTO DOS ANIMAIS PARA NOSSO BEM ESTAR, PARA QUE OS FILHOS DESSES ALUNOS
QUE ATUAM PELO PROJETO HOJE, JÁ POSSAM SER EDUCADOS DE MODO MENOS ESPECISTA E
COM VISÃO MAIS ECOCÊNTRICA NA PRÓXIMA GERAÇÃO.
CADA PARTE DO PROJETO É FORMATADA COM TRABALHOS DE
MÚSICAS, UMA PERGUNTA DE ACORDO COM O TEMA E UM PROFISSIONAL RESPONDENDO A
QUESTÃO.
4.
Leis de Proteção (3’)
http://www.youtube.com/watch?v=l_i9Yc2nzqc
AQUI SE DISCUTE A RESPONSABILIDADE DA SOCIEDADE PELA
EFICÁCIA E REAL EFETIFAÇÃO DAS LEIS, POIS AS NOSSAS LEIS PROTEGEM OS ANIMAIS,
QUEM NÃO AS EXIGE QUE SEJAM CUMPRIDAS SÃO AS PESSOAS.
5.
Castração X Abandono (5’)
http://www.youtube.com/watch?v=NzpmqyCdCFQ
NESTA PARTE SE ESCLARECE SOBRE AS VANTAGENS DA
CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS COMO MEDIDA DE CONTROLE POPULACIONAL E PREVENÇÃO DE
DOENÇAS.
6.
A Quem Denunciar? (4’)
http://www.youtube.com/watch?v=MbNtdXUbbBk
ESTA PARTE TRAZ ORIENTAÇÃO PARA QUE AS PESSOAS SAIBAM
QUE DEVEM DENUNCIAR MAUS TRATOS PARA 190, POLÍCIA MILITAR, SECRETARIAS DE BEM
ESTAR ANIMAL OU DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE MUNICIPAIS, ONG'S DE PROTEÇÃO LOCAIS E
SE NINGUÉM AGIR, DENUNCIE O AGRESSOR E APROVEITE PARA DENUNCIAR JUNTO OS ÓRGÃOS
QUE NÃO CUMPRIRAM SEU PAPEL EM ATENDER A SOLICITAÇÃO DIRETAMENTE AO MINISTÉRIO
PUBLICO DE SUA CIDADE.
7.
Desensibilização Humana (4’)
http://www.youtube.com/watch?v=1laRqSmZouM
ASPECTOS DE PERSONALIDADE E CARÁTER PODEM SOFRER
INFLUÊNCIA NA SUA FORMAÇÃO A PARTIR DE VIOLÊNCIAS CONTRA ANIMAIS DESDE A
INFÂNCIA.
8.
Educação Humanitária (4’)
http://www.youtube.com/watch?v=Im_2g-4xzkg
TODOS OS PROFESSORES, PRINCIPALMENTE OS DE CIÊNCIAS E
BIOLOGIA TÊM O DEVER DE CONHECER ESTA FORMA DE EDUCAR. PESQUISE SOBRE ISSO NA
INTERNET.
9.
Experimentação Animal (8’)
http://www.youtube.com/watch?v=0vTKgfNTRlM
ESCLARECE ÀS PESSOAS OS MEIOS ALTERNATIVOS DE ENSINO,
PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS E TESTES QUE SUBSTITUEM A PRÁTICA CRUEL DE SE USAR
ANIMAIS EM LABORATÓRIOS.
10.
Diversão ou Crime? (3’)
http://www.youtube.com/watch?v=IlYnZszFE9I
DESCREVE PORQUE NÃO DEVEMOS USAR ANIMAIS EM ESPORTES,
RINHAS, ZOOLÓGICOS, CIRCOS, RODEIOS OU QUAISQUER OUTRAS FORMAS DE PRIVAÇÃO DE
SUA LIBERDADE.
11.
Tradições ou Crimes? (7’)
http://www.youtube.com/watch?v=Jmty4nGQ7TA
ANÁLISE HISTÓRICA SOBRE A EXPLORAÇÃO DOS ANIMAIS EM TRADIÇÕES E CULTURAS
QUE PODEM EM
TEMPOS MODERNOS SEREM SUBSTITUÍDAS E REMODELADAS EM FAVOR DA LIBERTAÇÃO
E RESPEITO AOS ANIMAIS.
12.
Carne X Saúde (7’)
http://www.youtube.com/watch?v=7VxAVaDWoiM
EM
PARCERIA COM O IBAMA
APRESENTAMOS INFORMAÇÕES SOBRE O TRÁFICO DE ANIMAIS E PEDIMOS PARA QUE AS
PESSOAS MUDEM ESSA CULTURA DE COMPRAR ANIMAIS. ANIMAIS SÃO DA NATUREZA E DEVEM
SER LIVRES COMO NÓS HUMANOS.
13.
Extinção de Animais (5’)
http://www.youtube.com/watch?v=HT5M8Q0GyBw
EM
PARCERIA COM O IBAMA
APRESENTAMOS INFORMAÇÕES SOBRE O TRÁFICO DE ANIMAIS E PEDIMOS PARA QUE AS
PESSOAS MUDEM ESSA CULTURA DE COMPRAR ANIMAIS. ANIMAIS SÃO DA NATUREZA E DEVEM
SER LIVRES COMO NÓS HUMANOS. QUEM COMPRA ANIMAIS FINANCIA O SEU TRÁFICO, ASSIM
COMO QUEM COMPRA A DROGA TAMBÉM FINANCIA O CRIME ORGANIZADO QUE MATA TANTA
GENTE NO MUNDO.
14.
Sacrifícios Religiosos (10’)
http://www.youtube.com/watch?v=sNfh7pt-kqY
CULTURAL E RELIGIOSA SOBRE O SACRIFÍCIO DOS ANIMAIS EM NOME DE DIVINDADES
UMA VEZ QUE ISSO É CONTRADITÓRIO À PREGAÇÃO DO AMOR AO PRÓXIMO E À VIDA.
QUESTIONAMOS SE OS DEUSES OU SANTIDADES ATRIBUÍDOS À ESTAS MALDADES SÃO DE FATO
CONIVENTES E FICAM FELIZES COM OFERENDAS EM CIMA DO SOFRIMENTO
DE SERES INOCENTES. AFINAL, SÃO SANTOS OU CARRASCOS? RELIGIOSIDADE OU
CRUELDADE? PRÁTICAS CULTURAIS OU CRIMES CONTRA A VIDA E AOS DIREITOS HUMANOS E
ANIMAIS?
15.
Agradecimentos e Créditos (1’)
http://www.youtube.com/watch?v=5-joS3P6t9s
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